Por Swami B.V. Tripurari, extraído de seu próximo livro, Circle of Friends, para a ocasião de Nityananda Trayodasi.
O círculo de Gaura dhama é povoado por muitos siddhas que desempenham o papel de sadhakas-sadhana siddha bhumi. Narottama Thakura canta gaurangera sangi gane nitya siddha kore mani, “Os associados de Gauranga são todos eternamente liberados”¹. De longe, o mais influente entre eles foi Nityananda-rama, o Balarama de Gaura-lila. Sri Nityananda apareceu em Eka Cakra e entrou no círculo de associados de Gaura logo após Sri Caitanya ter iniciado sua escola de prema sankirtana ao retornar de Gaya, em dezembro de 1508.
A poesia bengali de Narottama dasa nos informa que o tesouro de Goloka é prema e que esse prema foi exportado para este mundo, embalado em nama sankirtana, golokera prema dhana harinama sankirtana ². Os principais portadores desse presente são Sri Caitanya e Prabhu Nityananda, a quem Narottama identifica com Krishna e Balarama, vrajendranandana yei saci suta hoilo sei balarama hoilo nitai ³. Esse sankirtana é muito especial. É sankirtana trançado junto ao prema de Vraja em uma guirlanda usada por Gaura e dada ao mundo por Nitai-bhai, sem cujo toque é impossível alcançar, heno nitai vine bhai radha krsna paite nai 4. Nitai sabe muito bem do que se trata Gaura. Sri Vrndavana das escreve que a gopi-bhakti descrita no Srimad Bhagavatam foi dada ao mundo por Nitaicanda 5. E, embora Nityananda-rama não tenha articulado em detalhes de vedanta, ele não perdeu tempo em lançar luz sobre Gaura e seu presente, cujo resultado, entre outras coisas, foi que outros também prestaram atenção a Gaura e, por fim, transformaram a cachoeira de seu êxtase em um lago acessível de ensinamentos fundamentados na terra da revelação oriental.
Depois de chegar a Nadiya, foi Nitai quem iniciou a Gaudiya sampradaya ao longo do delta do Ganges. Ele fez isso com a ajuda de doze associados seus – os dvadasa gopalas. Embora Gaura tivesse começado sua escola noturna de sankirtana de Krishna no pátio de Srivasa Thakura, ao chegar, Nityananda-rama mudou o foco de Krishna para Gaura-Gaura Krishna. Em vez de repetir o ensinamento de Gaura de adorar Krishna, ensinar sobre Krishna e cantar Krishna nama, Nitai corajosamente declarou bhaja gauranga kaha gauranga laha gaurangera nam re, “Adorem Gauranga, falem de Gauranga, cantem o nome de Gauranga”, assegurando àqueles que o fizessem que ele próprio poderia ser conquistado por aqueles que seguissem seu conselho, ye jana gauranga bhaje sei amara prana re, “Aqueles que adoram Gauranga são meu ar vital”. Novamente, até o momento, não havia textos teológicos/filosóficos que constituíssem um cânone das escrituras Gaudiya, todos os quais seguiriam a visão franca de Nitai, não apenas sobre a divindade de Gauranga, mas também sobre a sensação de que ele era o próprio Krishna em um tom dourado. A ideia de que Nitai defendia, de que ele poderia ser conquistado pelo foco em Gaura, era uma perspectiva atraente, tamanha era sua própria espiritualidade.
Sri Vrndavana dasa descreve Nitai aparecendo pela primeira vez em Nadiya da seguinte forma:
Vestido como um grande avadhuta, de grande estatura, sem limites era a profundidade de sua gravidade. Dia e noite ele cantava Krishna-nama. Ele era o próprio Caitanya-dhama, incomparável dentro dos reinos mundanos, bhur bhuvah sva. Rugindo alto em sua própria ananda, ele parecia intoxicado, como se fosse Balaramaavatara. Seu semblante caloroso conquistou milhões de luas, o sorriso encantador em seus lábios a vida do universo. Suas duas mãos alcançavam os joelhos; seu peito se erguia bem alto; seu par de grandes pés de lótus era macio, mas hábil na dança. Ele falava a todos com grande compaixão. Ao ouvir as palavras de sua boca de lótus, o karma de uma pessoa era destruído 6.
Nitai chegou na véspera do Guru Purnima – julho de 1509 – mas, na noite anterior à sua chegada, ele apareceu para Gaura em um sonho, vestido como Balarama e montado em um veículo com uma bandeira que trazia a insígnia de uma palmeira – a marca da carruagem de Balarama. Com uma voz alta, ele chamou repetidamente por Nimai Pandita e, ao amanhecer, Sriman Panditji informou a seus devotos que uma grande pessoa havia chegado a Nadiya. Então Gaura os levou até a porta de Nandana Acarya, onde Nitai estava sentado esperando, mais resplandecente do que milhões de luas, sorrindo de contentamento. Ao ver seus olhos de lótus alongados, o próprio lótus murcharia.
Aqui em Nadiya, o maryada purusa da vida de pastor de vacas e lila de Krishna exibia uma disposição infantil. E foi Gaura quem repetidamente protegeu a reputação de Nityananda-rama, certificando-se de que ele não fosse mal interpretado na assembleia de devotos. Nitai carregava seu coração em sua mão estendida para Gaura na loucura espiritual, de modo que seu comportamento muitas vezes violava as normas sociais e, nessas ocasiões, era Gaura quem ensinava seus devotos a sempre mostrar a Nitai a mais alta consideração, independentemente de seu comportamento não ortodoxo. Acima, Vrndavana dasa descreve Nitai como “vestido como um avadhuta“. A palavra sânscrita avadhuta, no entanto, refere-se àquele que deixa de adornar seu corpo, praticamente sem se importar pelo mesmo. Sridhara Swami define a palavra avadhuta da mesma forma – asamskrta deha 7. A absorção espiritual interior que leva ao esquecimento das necessidades corporais pode resultar em um comportamento incomum. Na ocasião do primeiro encontro de Gaura com Nitai, no êxtase do sankirtana, Gaura pegou Nitai no seu colo, invertendo seus papéis – Vishnu apoiando Sesa – a fim de assegurar aos devotos reunidos a posição espiritual de Nitai.
Quando Nityananda-rama conheceu Sri Caitanya, ele tinha trinta e cinco anos de idade, enquanto Sri Caitanya tinha apenas vinte e três e estava apenas começando a manifestar sua sankirtana lila. Nitai apareceu no mundo uma dúzia de anos antes de Gaura e partiu uma década depois de sua partida. Em janeiro de 1510, menos de um ano depois que os dois se encontraram pela primeira vez, Mahaprabhu aceitou a ordem renunciada e partiu de Nadiya para Jagannatha Puri acompanhado por Nitai. Foi nesse curto período em Nadiya, antes de sua partida para Puri, que Nityananda começou a reunir seu grupo de doze associados principais – dvadasa gopalas – que, eventualmente, iniciaram discípulos amplamente com ele, dando assim a forma inicial na Bengala ao que se tornaria a Gaudiya sampradaya.
Notas:
1. Savarna-Sri-Gaura-Mahima 3.
2. Ista-deve Vijnpati 2.
3. Ista-deve Vijnpati 3.
4. Prarthana Manah-siksa 1.
5. Caitanya Bhagavata 3.5.303.
6. Caitanya Bhagavata 2.3.125-131.
7. Veja o comentário de Sridhara Swami ao Srimad Bhagavatam 3.1.19.
(Artigo original em https://harmonist.us/2021/02/sri-nitaicanda/)