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É difícil encontrar no Ocidente alguém que entenda tanto e que ao mesmo tempo possa expressar elegantemente a teoria por trás de uma tradição mística Oriental. É mais difícil ainda encontrar um místico moderno. Em Swami Tripurari temos os dois: um místico tradicional que consegue articular os ensinamentos de uma antiga tradição espiritual, e um palestrante cativante; escutá-lo e estar em sua presença é em si uma experiência espiritual.

Swami Tripurari conheceu seu guru iniciador, Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, na primavera de 1972. .Ele relata que sentiu-se como se tivesse encontrado um amigo perdido há muito tempo quando Srila Prabhupada abençou-o com seu olhar onisciente. Ao longo dos anos de serviço que seguiram, Srila Prabhupada o inundou com afeição e repetidamente expressou sua apreciação por seu serviço imotivado e habilidade em inspirar outros.

Em 1974 Srila Prabhupada o instruiu em uma carta amplamente divulgada, “Então você organize livremente. Você é a encarnação da distribuição de livros. Tome a liderança e faça o necessário.”. Dessa forma, Swami Tripurari deu um exemplo de alguém que é um pensador independente e capaz de fazer uma contribuição literária perspicaz ao mundo. Em 1975 Swami Tripurari foi iniciado por Srila Prabhupada na ordem renunciada de sannyasa.

Um pouco antes da partida de Srila Prabhupada desse mundo, ele sugeriu que, caso houvesse a necessidade, seus alunos poderiam receber mais instruções de seu irmão espiritual Srila B. R. Sridhara Deva Goswami. Swami Tripurari estava aos pés de Srila Prabhupada quando ele falou essas palavras proféticas, implantando-as no coração do Swami. Não foi até alguns anos depois, porém, em meio a confusão que surgiu após a partida de Srila Prabhupada, que elas floresceram como a diretriz que iria afetar tão profundamente o curso da busca espiritual de Swami Tripurari.

Swami Tripurari expressa sua experiência em escutar e servir Srila Sridhara Maharaja assim: “Com o pôr do sol dos passatempos manifestos de nosso amado preceptor, Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o mundo ficou escuro. Então, repentinamente nas sombras da noite, a luz refletida do discurso lunar de Srila B. R. Sridhara Deva Goswami inundou o caminho com uma nova luz e insights dinâmicos que iluminaram a paisagem interna, levando-me para a alma de Srila Prabhupada e do Vaisnavismo Gaudiya”.

A associação e instruções de Srila B. R. Sridhara Deva Goswami afetaram profundamente Swami e sob sua inspirada orientação, Swami começou a iniciar seus próprios alunos em 1985.

(Veja mais fotos de Swami Tripurari com seus gurus na Galeria de Fotos)

Hoje Swami Tripurari descreve a si mesmo como a misericórdia combinada desses dois santos, Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja. Ele divide seu tempo entre suas duas comunidades sustentáveis: Madhuvan, um local de retiro de yoga e monastério de 60,7 hectares no floresta tropical da Costa Rica, e Audarya, um monastério no alto da montanha na floresta de sequóias no norte da California. Ele também viaja pelo mundo compartilhando sua realização espiritual.

Os livros de Swami Tripurari sobre Gaudiya Vaishnavismo receberam elogios de acadêmicos da religião tais como Klaus Klostemaier, Houston Smith, Arvind Sharma, Georg Feuerstein, and William Jackson. Seu trabalho fornece uma combinação única de insights místicos e clareza filosófica sobre os conceitos centrais da tradição Gaudiya.

Entre os livros que Swami Tripurari publicou estão um estudo do Tattva Sandarbha de Jiva Goswami, do Siksastakam de Sri Caitanya, o Gopala-tapani Upanisad e o Bhagavad-gita: Its Feeling and Philosophy (Bhagavad-gita: Seu Sentimento e Filosofia, em tradução livre). A edição do Bhagavad-gita de Swami Tripurari foi analisada no Yoga Journal, onde Phil Catalfo chamou-a de “um tipo de curso de pós-graduação nos ensinamentos culturais, metafísicos e espirituais inerentes ao Bhagavad-gita”.

Também é autor do livro Aesthetic Vedanta, que foi indicado ao prêmio Grawemeyer. Klaus K. Klostermaier da Universidade de Manitoba fez a indicação. Ele escreveu que “A bela e sensível linguagem de Aesthetic Vedanta fará a clássica rasa-lila acessível aos estudantes de espiritualidade que não tenham nenhuma experiência nas religiões e filosofias da Índia. Sua abordagem reverencial o torna um clássico religioso por si só”.

Além desses, também escreveu os livros Joy of Self, Rasa: Love Relationships in Transcendence, Sacred Preface, e a narrativa do livro Form of Beauty.

Dinâmica em seu escopo, vigorosa e independente; a pregação de Swami Tripurari é baseada em realização profunda e apesar de suas elevadas realizações, Swami Tripurari é acessível e modesto.

(Artigo original em http://swamitripurari.com/2009/10/swami_tripurari/ )

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