Menu Close

Rāma brilha apenas em conexão com Kṛṣṇa

Por Swami Sri Bhaktivedanta Tripurari, extraído de seu próximo livro, Circle of Friends (“Círculo de amigos”, tradução livre), como parte de uma série de artigos sobre Balarāma Tattva.

Embora estejamos preocupados apenas com Balarāma de Vraja, olhar além desse reino pastoral para o papel de Rāma em outros lugares pode nos ajudar a entender seu papel na Vraja līlā. Com exceção dos avatāras Nara-Nārāyaṇa e Mohinī-mūrti 1, onde quer que Kṛṣṇa se manifeste, sua consorte também se manifesta. Em Mathurā e Dvārakā, ele é acompanhado por Rukmiṇī; em Vaikuṇṭha, por Lakṣmī; e em todos os seus līlā-avatāras, por uma Lakṣmī correspondente também. No entanto, onde quer que Kṛṣṇa se manifeste como Viṣṇu junto com Lakṣmī, Balarāma, na forma de Ananta Śeṣa, o acompanha sem nenhuma consorte correspondente. Aqui, três não é demais. Balarāma está mais preocupado com Kṛṣṇa do que com qualquer consorte sua. Mesmo nas expansões em que ele é acompanhado por uma consorte – Mūla-saṅkarṣaṇa, Mahā-saṅkarṣaṇa, Lakṣmaṇa e Nityānanda – seu relacionamento com ela é secundário em relação à sua preocupação com sevā a Kṛṣṇa, Nārāyaṇa, Rāmacandra e Gaura Kṛṣṇa, respectivamente 2.

Além das exceções mencionadas acima, toda manifestação de Viṣṇu é acompanhada por uma expansão de Balarāma, que o serve em todos os aspectos, exceto diretamente no romantismo de Lakṣmī 3. Enquanto Lakṣmī é śakti-tattva, Balarāma é Viṣṇu tattva. Não obstante, ele serve como o śakti-tattva em amor fraternal, servo e parental. Kṛṣṇadāsa Kavirāja o descreve como a raiz do ego de serviço em todos os devotos – bhakta-abhimāna mūla śrī-balarāme 4. Além disso, ele é o próprio tecido da existência – sua urdidura e trama – presidindo a sandhinī-śakti, ou potência existencial de Deus. A partir de seu ego de servo, manifestam-se os planos para as várias līlās de Kṛṣṇa, tanto as deste mundo – sṛṣṭi-līlā – quanto as do mundo além.

Ao contrário de todas as outras formas Viṣṇu tattva de Kṛṣṇa, que são emocionalmente completas em si mesmas, Balarāma não o é. Embora Nārāyaṇa e seus avatāras não sejam separados de svayam bhagavān Śrī Kṛṣṇa, pois são suas manifestações parciais, eles são emocionalmente completos. Entretanto, ao contrário deles, Balarāma não é emocionalmente completo sem Kṛṣṇa. Ele vive apenas para o serviço a Kṛṣṇa. Em seu comentário ao Śrīmad Bhāgavatam 10.1.24, Jīva Goswāmī escreve: “Ele brilha apenas em conexão com Kṛṣṇa, que não é diferente dele mesmo. Balarāma não pode ficar em lugar algum sem Kṛṣṇa”. Da mesma forma, em Gopāla-campū 2.20.32, Jīva Goswāmī explica: “Balarāma não se considera Balarāma sem a presença de Kṛṣṇa”.

Notas de rodapé:

1 O avatāra Nara-Nārāyaṇa de Kṛṣṇa é um sábio celibatário, e Mohinī é uma mulher.

2 Notavelmente, quando Rāmacandra se casou com Sītā, Lakṣmaṇa se casou com a irmã mais nova dela, Urmilā, mas quando Rāma foi exilado, Lakṣmaṇa deixou Urmilā para trás e entrou na floresta junto com Rāma para servir seu irmão mais velho.

3 Balarāma serve Kṛṣṇa/Viṣṇu de dez maneiras: como seus sapatos, roupas, cama, sombrinha, assento, cordão sagrado, casa, ornamentos, travesseiro e a si mesmo pessoalmente.

4 Caitanya-caritāmṛta 1.6.88

(Artigo original em https://harmonist.us/2020/07/rama-shines-only-in-connection-with-k%E1%B9%9B%E1%B9%A3%E1%B9%87a/)

Traduzido por Vraja-lila dd e revisado pela equipe do site.

Posted in Balarama Tattva, Tattva

Related Posts