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A glória do nascimento de Krishna

Por Swami Sri Bhaktivedanta Tripurari

O Srimad Bhagavatam menciona um homem chamado Devamidha, que Jiva Goswami nos informa ter sido o ornamento da dinastia Vrsni, glorificada em todos os Vedas e Puranas. Grande cavaleiro, estabeleceu-se em Mathura e casou-se com duas moças, uma da ordem real e a outra da casta vaisya. De sua esposa real nasceu um filho chamado Sura, e de sua esposa vaisya nasceu um filho chamado Parjanya. Sura gerou um filho chamado Vasudeva e viveu em Mathura, enquanto Parjanya fixou residência no distrito rural. Sua relação de sangue é confirmada no Bhagavata (10.5.20 e 23.27).

Parjanya assumiu apropriadamente a profissão de pastor de vacas, pois, no caso de casamentos mistos, a pessoa segue a casta da mãe. Sua mãe era muito respeitada entre a comunidade vaisya. Ela pertencia à família vaisya da qual o próprio Brahma havia raptado sua esposa, Gayatri, conforme relatado no Padma Purana. Esse rapto foi compensado pela intervenção de Visnu, que prometeu nascer na mesma família de vaqueiros no futuro.

O nascimento auspicioso de Parjanya, que o identificou com os duas vezes nascidos e com os pastores de vacas, é confirmado no Bhagavata pelas palavras de seu filho, Nanda, em que ele, que naquela época havia se tornado o rei pastor de vacas de Vraja, disse a Gargacarya que realizasse o sacramento dos duas vezes nascidos para seu próprio filho. (SB 10.8.10) Ele fixou residência em Brhadvana e passou a ser celebrado por seu respeito pelos brahmanas e devotos de Visnu. De fato, ele próprio adorou Visnu durante toda a sua vida.

Parjanya era tão magnânimo quanto sua homônima, a nuvem, pois ele concedia caridade na forma de sua riqueza de produtos lácteos em todas as direções, assim como a nuvem derrama chuva indiscriminadamente. Devido às suas boas qualidades, Ugrasena o ungiu com a tilak de chefe dos pastores. Ele se casou com a bela senhora Variyasi e com ela teve cinco filhos alegres. De fato, ele lhes deu nomes de alegria, explorando ao máximo a raiz do verbo “nand”: Upananda, Abhinanda, Nanda, Samnanda e Nandana.

Entre seus filhos, um se destacou acima dos outros, de modo que eles também reconheceram sua grandeza. Assim, quando Parjanya passou apropriadamente o reino dos pastores de vacas para seu filho mais velho, Upananda, este, por sua vez, como primeiro ato de seu reinado, coroou seu irmão Nanda, dizendo-se apenas um “pequeno (upa) Nanda”. Esse ato recebeu a aprovação de todos.

Nanda e sua esposa, a filha de Sumukha, que conquistou toda a sua família e concedeu glória até mesmo àqueles que apenas a ouviram ou viram, sem falar naqueles que eram devotados a ela, eram os líderes naturais da comunidade. Sua esposa era, sem dúvida, sua cara-metade, pois fazia jus ao seu nome, Yasoda, trazendo fama a todos os que estavam associados a ela.

Não havia necessidade de nada na comunidade com Nanda e Yasoda como rei e rainha, aconselhados sabiamente pelo ancião Upananda – um verdadeiro Bhisma na corte de Vicitravirya. No entanto, um desejo persistia entre todos os vaqueiros, e isso era representado pelas circunstâncias infelizes que resultaram na falta de filhos para Nanda, mesmo quando ele se aproximava de sua idade avançada.

Embora tenham sido realizados sacrifícios para que Nanda gerasse um filho no ventre de Yasoda, todos foram realizados em vão. A razão para isso é a seguinte: Nanda confidenciou à sua boa esposa que, ao pensar em conceber, sua mente ficou repleta da visão de um belo filho negro, cuja beleza e qualidades superavam as do próprio Narayana. Percebendo a impossibilidade de gerar um filho mais belo do que Deus, ele ficou desanimado. Ele não podia ter um filho assim, mas, tendo tal desejo e visão, não podia se contentar com nada menos que isso.

Nanda eventualmente informou sua boa esposa sobre seu dilema, apenas para ouvir dela que ela também teve exatamente a mesma experiência. Espantados, os dois, considerando a coincidência nada menos do que divina, empreenderam a observância do dvadasi vrata por um ano, dependendo da satisfação de Deus para obter os resultados desejados: liberdade de pensamentos caprichosos e o nascimento de um filho tão belo e qualificado quanto possível.

Ao completar o voto, o próprio Narayana falou com o casal em um sonho. O Senhor Narayana lhes assegurou que logo conceberiam um filho, o fruto correspondente a sua meditação constante.

Naquela ocasião, uma mulher asceta apareceu junto com um jovem brahmana. Mistificados por tais aparições no vilarejo, os vaqueiros perguntaram suas identidades auspiciosas, pois ela parecia a divina maya de Deus e ele o sábio Narada em uma nova forma.

A misteriosa senhora se anunciou como Paurnamasi, como a lua cheia vestida de açafrão. Solteira e capaz de adivinhar o futuro, ela estava acompanhada pelo aluno de Sandipani Muni, Madhumangal, um graduado que possuía poderes místicos muito parecidos com os de Narada. Quando lhe perguntaram o motivo de sua aparição no vilarejo, ela proclamou que isso se devia à boa sorte de seus habitantes, que logo seriam abençoados, pois Nanda e Yasoda estavam prestes a ter um filho!

Muito felizes, os vaqueiros se ofereceram para construir para ela uma casa de palha às margens do Yamuna, também conhecido como Krishna por causa de suas águas escuras. Paurnamasi aceitou a proposta, pois estava destinada a viver sempre perto de Krishna, que, mais do que ao rio Yamuna, se referia ao filho escuro de Nanda, que logo nasceria.

A graciosa Yasoda, que era austera por natureza, começou então a desenvolver os sinais de gravidez. Seu apetite mudou, marcado por um desejo intenso por toda variedade de doces feitos de leite, e sua gravidade natural deu lugar a caprichos.

Então, no exato momento do nascimento da criança, junto com ele e todos os movimentos auspiciosos da natureza que envolvem o aparecimento simultâneo de características contraditórias, a própria Maya nasceu como sua irmã mais nova. Certamente essa é a verdade, pois é mencionada no Bhagavata (10.4.9 e 10.5.1). Mas como é possível que alguns chamem essa criança de Krishna, filho de Vasudeva e Devaki? Somente na extensão em que Vasudeva é outro nome para Nanda Maharaja, e Devaki é outro nome para Yasoda, como nos dizem os Puranas.

Vasudeva nunca meditou em Krishna, desejando tê-lo como seu filho. Assim, de acordo com a lei de que só se pode alcançar por meio de sadhana aquilo em que se medita, fica claro que Krishna não era seu filho. Em consideração ao amor, é óbvio que Nanda é o pai de Krishna, e Yasoda é sua mãe. A esposa de Vasudeva, Devaki, admitiu isso em Kurukshetra. Vasudeva não teve nenhuma experiência com o “nascimento” de Krishna, um evento desprovido de majestade, exceto nas mentes dos pais e amigos da família. Entretanto, ele experimentou a majestade do aparecimento de Krishna de quatro braços (krsnavatara), o objeto de sua meditação.

(Artigo original em https://swamitripurari.com/2010/05/the-glory-of-krsnas-birth/)

Traduzido por Vraja-lila dd e revisado pela equipe do site.

Posted in Festivais, Krishna

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